quinta-feira, 11 de outubro de 2012

AS LENDAS DAS DEUSAS



AS LENDAS DAS DEUSAS





A DEUSA AMATERASU- JAPÃO
A Deusa japonesa do Sol, ensinou aos homens a agricultura, a tecelagem e a arte de criação do bicho-da-seda.
Seus festejos é em Outubro, festival chamado de “Kanname Sai”, em que  oferencem os primeiros grãos  para  à Deusa em agradecimento à fartura e à abundância.
A Deusa Amaterasu está ligada ao calor, ao amor, à fertilidade, à sabedoria, à paz e à compaixão.
SUAS PLANTAS SÃO:
Acácia, açafrão, alecrim, arroz, calêndula, louro, lótus, tomilho, girassol, amêndoa.

A DEUSA ANNA PURGA-INDIANA
Esta Deusa indiana é doadora dos alimentos. Sua imagem é de uma mulher sentada em um trono, alimentando uma criança. Ela era considerada uma Deusa protetora da família e homenageada, principalmente, na cidade de Benares.
SUAS PLANTAS SÃO:
Erva-doce, camomila, rosa branca , manjericão, capim santo.

A DEUSA ASHERAH- DOS SEMITAS
É conhecida como a grande  mãe dos semitas; sua celebração é em uma árvore da Vida com oferendas de frutas e fitas amarradas nas árvores. Traz a força da vida, era invocada nos partos e nos plantios. Nos templos, era representada por um pedaço grande de madeira chamado “asherah”.
Nos altares nas casas, usavam o simbolo em estatuetas de argila, em forma de uma mulher-árvore, com os pés na terra e de no ventre, nasciam todos os seres. Seu culto foi perseguido e depois abolido pelos hebreus patriarcais, mas sua força, profundamente enraizada nos corações dos homens , apareceu em outras culturas, sob outros nomes, como Ashnan, na Suméria e Athirat, no Egito.
SUAS PLANTAS SÃO:
Todas as Arvores frondosas

AS NINFAS; COMO DEUSAS.

DEUSA NINFA ASKEFRUER- O FREIXO
Ninfas do freixo, contem poderes mágicos e habilidades para curar as doenças.  Apareciam como mulheres peludas, com seios grandes, os cabelos como raízes e vestidas com roupas de musgo. Na antiga tradição escandinava, o freixo era uma árvore sagrada, que representava “Yggdrasill”, a Árvore do Mundo, da qual foi formado o primeiro casal humano.

DEUSA NINFA BESTLA- O TEIXO
Deusa viking, que simbolizava  à terra e à nutrição. Considerada uma Deusa árvore, particularmente o teixo. Era filha de Bolthorn e mãe de Odim.

DEUSA NINFA BLODEWEDD - FLORES
Nas lendas Celtas, ela foi criada a pedido do Deus solar Llew Llaw, amaldiçoado por sua mãe Arianrhod por se envolver com uma humana. Por meio da magia, a  Deusa celta das flores, foi criada de nove espécies de flores mas foi infiel e os magos descobriram e transformaram o seu rosto, em forma de coruja.
Mitos antigos, simbolizam a Deusa Ninfa ”Blodewedd”, como uma manifestação da Mãe Terra, dona da  subida e da morte, da mesma forma que Blathnat, a “Pequena Flor”, filha do Rei das Fadas na Irlanda.

A DEUSA NINFA CENTEOL- ASTECA
Deusa asteca do milho é responsável pela fertilidade da terra, junto com Xilonen. Trazendo prosperidade e fartura para o  seu povo.

A DEUSA CERES - ROMANA
Considerada à Deusa dos grãos e da agricultura, aforça da natureza, do crescimento e da nutrição. Suas celebrações, eram com rituais de purificação da terra e de  abundância nas colheitas. Com cânticos e procissões, as pessoas passavam sobre os campos recém-semeados pedindo as bênçãos da Deusa para ter abundância nas colheitas.

A DEUSA CHALCHIHUITLICUE-ASTECA
Deusa asteca das águas correntes, relacionadas à vegetação, responsável pela boa colheita do milho e de todos os legumes e vegetais, para matar a fome de seu povo.

A DEUSA CHICOMECOATL-ASTECA
É a Deusa asteca nutriz, a responsável pelos alimentos, principalmente as plantações dos milhos. Seus rituais são sempre feito nas terras onde serão semeadas as semente de


A DEUSA DAMKINA-  DA SUMÉRIA
Esta Deusa da  suméria, é considerada a dona de todos  os grãos. Seus festejos são repetidos sobre as terras onde se vai plantar qualquer tipo de grãos , para ter boa colheita. Após oferecem um pouco de cada grãos em seu festival.

A DEUSA DONZELA DAS BANANAS-INDONÉSIA DE SITA
Deusa simbólica da  indonésia de Sita, celebrada como a Deusa da vegetação e do plantio. Com seus ritos e festejos conforme a fase da Lua antes do plantio e da colheita.

A DEUSA DUILLAE-ESPANHA
Estas Deusas espanholas, são consideradas as protetoras da natureza e observadoras e protetoras em todo o crescimento da vegetação.


AS DEUSAS EPIMÉLIDES (MELÍADES)
São as Deusas Ninfas de todas as arvores  árvores frutíferas. Em seus rituais são oferecidas frutas de todas as espécies e é realizado na fase da Lua Crescente.

A DEUSA ERCE- ESLAVA
Esta Deusa eslava da terra é protetora dos campos e das plantações. Para atrair suas graças para uma boa colheita, nos rituais, o povo sai jogando um pouco de leite, mel, vinho e fubá sobre a terra nos campos e nos cantos das propriedades. Sempre realizado na fase da Lua nova.

AS DEUSAS FANGGE-AUTRÁLIA
Nos mitos dos Espíritos austríacos, era simbolizada na árvores em Tirol. O povoado acreditavam que os Fangge vingavam-se daqueles que cortavam os galhos ou arrancassem a casca das árvore e que isto os levaria à sua morte. Para se proteger de alguma vingança dos Fangge, as pessoas ofertavam pães com sementes de cominho nos pés das árvores. Em qualquer fase da Lua.

A DEUSA FLORA-ROMANA
A Deusa das sementes, das flores, dos frutos e das alegrias da juventude. Durante as celebrações de Florália, jogavam-se sementes sobre a multidão para atrair a fertilidade e abundância. Ela simboliza o florescimento de toda a natureza, inclusive da humanidade.  Em seus rituais as mulheres desfilavam nuas, com adornos de flores no corpo e cabeça., para a invocação da Deusa, pedindo a facilidade para  a fecundação. Nas celebrações levarão lebres e bodes, para solta-los  no meio das pessoas e jogavam tremoços e feijões na multidão. Como as celebrações e rituais eram com mulheres nuas e se misturavam a multidão, com o tempo começou a ocorrer muitas orgias e a Deusa Flora focou conhecida como a deusa das prostitutas.

A DEUSA GABJAUJA-LITUANIA
Esta Deusa lituana, simboliza os cereais.  Deusa responsável pela prosperidade e riquezas materiais em todos os sentidos para os povos da Lituania. Seus festivais eram feitos nas fases da Lua Nova para plantio e projetos de vida.

A DEUSA HAINUWELW-POVO WEMALE
É a Deusa da abundância e da colheita, do povo wemale, no Ceram. A Deusa  Hainuwele é uma  donzela que surgiu do coco e foi exterminada pelos humanos nos tempo primordiais, por dar um fruto muito usado. Quando ficou só os pedaços de seu corpo, começou a germinar os frutos da terrra, para nutrir os homens. Celebrações Lua Nova, Lua Crescente e Lua Cheia.

A DEUSA HELENA DENDRIUS-ESPARTA
Esta Deusa helênica é considerada a senhora das árvores, simbolizando à  vegetação; e era feitas celebrações em sal homenagem em vários bosques, onde seus devotos colocavam nas árvores oferendas de frutas e estatuetas de argila. Seu nome era dado às rainhas, sempre a mais famosa delas a “Helena de Esparta”, de tamanha  beleza  que causou os conflitos e a guerra de tróia. Deusa do amor e da beleza, seus rituais são feitos em bosques na Fase da Lua Crescente.



A DEUSA IDUNAI- ESCANDINAVA
Esta é a Deusa escandinava que promove a mesma função da Hebe grega, alimenta os Deuses com comidas mágicas que os mantem jovens e vigorosos. Os Deuses nórdicos não eram imortais, eles dependiam das maçãs encantadas de Iduna para viverem eternamente. Suas celebrações são na fase da Lua Crescente, oferecendo muitas maçãs, flores e água.

A DEUSA INDARA-INDONÉSIA
Esta é a Deusa da terra e da fertilidade, criadora da vida e considerada a divindade na indonésia. Suas celebrações é em qualquer fase da Lua.

A DEUSA INENO-INDONÉSIA
Esta Deusa da  indonésia é considerada a mãe do arroz. Antes de todo o plantio fazem rituais em sua homenagem , próximo ao campo de plantio, com oferendas de arroz cozido e flores. Qualquer Lua.


A DEUSA MAYAHUEL-MEXICO
Esta Deusa mexicana usa o  pulque (um tipo de bebida) em seus rituais. No seu  mito diz que  ela foi raptada por Quetzalcoatl. Após ser despedaçada por espíritos malignos, a primeira planta cresceu por intermédio de seus ossos foi o cacto. Por isso todo o ritual para esta Deusa deve ser ser em um pé de cacto ou ter um cacto planto no lugar. Assim este local ficará consagrado para os rituais desta Deusa que traz a sabedoria e ensina como se defender de espíritos malignos, traz proteção contra eles.

A DEUSA ORYU-JAPÃO
Nas lendas são os Espíritos japoneses dos salgueiros, que ficam nas arvores e caso estas fossem destruídas eles  atacavam seus agressores. Para proteção contra inimigos.

A DEUSA OPYS-ROMANA
Esta Deusa romana esta ligada ao crescimento das sementes. Os romanos acreditavam que ela trazia a abundância das colheitas. Em seus rituais usa-se tudo que se planta na região para oferecer a Deusa pedindo abundância e prosperidade.

A DEUSA PATTINI- GINGALEZ
Esta é a Deusa dos cingaleses, associada ao Arroz. Invocada em rituais de  casamentos e para  afastamento das epidemias. Nos seus rituais oferece arroz tanto cozido como cru com enfeites de trigo, pede-se amor e felicidade.

A DEUSA RAUDNA-LAPÔNIA
A Deusa da Lapônia de significado como a “Sorveira brava”, planta à qual simboliza; é invocada em rituais para defesa, guerra, vitória contra inimigos e energias maléficas.


A DEUSA TLAZOLTEOL-MEXICO
Esta é a Deusa mexicana consagrada em festivais como a “ mãe do milho e dos Deuses” e a doadora do amor. Em seus festivais e rituais, oferece espigas de milho cozida, frutas e flores. Traz prosperidade, saúde e vigor.


 A DEUSA XI WANG UM-CHINA
É a Deusa chinesa ligada à imortalidade. Nos rituais pede´se longevidade, beleza e felicidade, pois é ela que cuida da imortalidade; gosta de receber oferendas no pé da arvore frutífera de pêssego. Nos traz a sabedoria dos antepassados e ensinamentos para melhor aproveitar a vida. Oferece pêssegos, cerejas e maças, flores coloridas.

A DEUSA XILONEN-ASTECA
É uma das Deusa  do milho, simboliza a  fertilidade da terra. Antes do plantio se faz oferenda para a deusa do milho , salpicando água com mel e suco de milho na terra, pedindo a consagração da Deusa para uma boa colheita.

A DEUSA XOCHIQUETZAL-MEXICO
É a Deusa lunar dos mexicanos, simboliza  a mão, os trabalhos manuais e às plantas. Em seus rituais, usa-se sua imagem em barro, flores; pede-se criatividade no trabalho, para atingir abundância e prosperidade, pede-se também vigor , saúde e energia para enfrentar os obstáculos da vida.

A DEUSA XOCHITZAL -ASTECA
Esta Deusa asteca das flores, da vegetação e da sexualidade, ligada a Deusa Flora. Chamada pelas mulheres astecas de “A Senhora com saia de penas azuis” ou “A Mãe das flores”. Em seus rituais usa-se oferendas de  figuras de barro. Estes rituais foram descobertos em escavações arqueológicas no méxico. Pede-se saúde, proteção, bons caminhos.

A DEUSA YAKSHINI-HINDU
Esta Deusa esta ligada com os Espíritos femininos hindu, nas árvores e da atmosfera. Como diz na lenda ; são lindas mulheres que usam túnicas transparentes, ajudando o florescer das plantas. Os rituais para essa Deusa usa-se flores coloridas, ervas e frutas, velas coloridas e fitas coloridas, de preferência oferecido no pé de uma arvore linda e frondosa. Traz a alegria de viver, jovialidade, amor , união e bem estar de espírito.

POR: VLATIMA
CONSULTAS POR E-MAIL: vlatimavandragan@hotmail.com
OU MSN
CELULAR: (110 99695-1227 

Nenhum comentário:

Postar um comentário