quinta-feira, 11 de outubro de 2012

AS LENDAS DAS DEUSA CELTAS E RITOS



AS LENDAS DAS DEUSAS CELTAS






A DEUSA “AILIM”- CELTA

A Deusa Ailim, morreu de tristeza ao saber da morte  de seu amado Baile. Eles foram enterrados juntos e de seus túmulos nasceram duas árvores – uma macieira e um teixo; em que cujos galhos, com o tempo se entrelaçados para testemunhar o grande  amor, que tinha pelo seu amado Baile. A  Deusa Aillin, é considerada a padroeira do amor leal e fiel.

A DEUSA AIRMID- CELTA
A Deusa Airmid (Airmidhes), é uma das Deusas mais antigas dos Tuatha de Dannan. Senhora de grandes poderes mágicos, é a Deusa da medicina e da cura dos celtas.
É filha do Deus da Cura “Dian Cecht”, Deus da Magia, e avô de Lugh.
A Deusa Airmid  traz  o conhecimento e os encantamentos da Magia com ervas. Tem poderes sobre a cura pelas ervas e suas simbologias.  É ela quem nos ensina sobre as propriedades das ervas mágicas é a Guardiã da fonte da juventude eterna, com seu pai e irmãos. A Deusa Airmid traz a combinação do conhecimento prático e mágico. Tem o poder de curar animais e humanos. Contam nas lendas que ela vivia num esconderijo entre as montanhas e teve quatro irmãos: Miach, Cian, Cethe e Cu.
A Deusa Airmid sempre foi  grande curandeira, viajando com seu irmão Miach pela Irlanda, executou grandes feitos de cura.
Suas lendas começaram a paritir da visita da  Deusa Airmid, ao castelo de Nuanda Argentlam, o antigo Rei dos Thuatha de Dannan.
No  portão de Nuanda tinha  um porteiro com um gato de estimação, mas lhe faltava um olho.  A Deusa Airmid e seu irmão ao chegarem em frente do portão, ele lhes perguntou quem eram, eles responderam que eram curandeiros, o porteiro pediu-lhes  para  dar-lhe um novo olho.

A Deusa Airmid e Miach, o ajudarão, removendo  um dos olhos do gato  e transplantaram no olho que  estava  aleijado. Assim ocorreu, mas a noite  o novo olho, que foi tirado de um gato do gato,  ficava aberto à noite  procurando  ratos e durante o dia ele só queria  dormir. Mas o porteiro ficou muito feliz por ter novamente dois olhos e recomendou os dois curandeiros ao Rei Nuada.
Quando a Deusa Airmid soube do assassinato de seu irmão “Miach”, ela chorou muito pela  morte de seu irmão sobre a tumba deste , e  suas lágrimas, foram tantas que delas  nasceram 364 tipos de ervas diferentes, que cresceram ao redor do túmulo de seu irmão e descobriu que cada uma era a cura para uma doença.
Com muito cuidado, recolheu-as e  catalogou cada erva, suas propriedades mágicas e medicinais. Transportava consigo carregando em e  seu manto para que assim pudesse curar as pessoas, onde quer que ela fosse.

Assim Airmid e Dian Cecht curarm os  guerreiros feridos pelas batalhas deTuatha de Dannan, dando banho de imersão na Fonte da Saúde,assim eles foram  curados. Cada um dos soldados que, toma-se o banho na sua fonte sagrada ficava curado e podiam voltar para a batalha.
A Deusa Airmid é a Senhora da Cura.  Deusa chamada pelos celtas para auxiliar nos processos de recuperação da saúde e cura. È considerada a Deusa da Saúde da Renovação,  Guardiã da Fonte da eterna Juventude.
SUAS PLANTAS SÃO:
Alecrim, bergamota, camélia, eufrásia, cânfora

A DEUSA CERRIDWEN- CELTA

Esta Deusa celta é a dona do caldeirão sagrado e dos mistérios da vida, da morte e do renascimento. Rege a vegetação, o mundo subterrâneo e as dádivas da terra. Seu marido é o Deus  Cernunnos. A Deusa Cerridwen era considerada a mãe de todos os bardos, que se chamavam de “Cerddorion ou filhos de Cerridwen”. Beber de seu caldeirão mágico, aumentava a inspiração e talento para músicos e poetas. Seus símbolos eram o caldeirão, o cálice, a porca branca e os cereais.
Em homenagem a Deusa, queima-se verbena no caldeirão, deve acender uma vela verde e amarrar uma fita verde em uma árvore frutífera, oferecer flores, grão à Mãe natureza e pode levar espigas de milho, para por dentro do caldeirão, meditar e fazer o pedido, junto com  água limpa no caldeirão e pedir  um gole desta água do caldeirão de Cerridwen e as bençãos para as atividades e projetos criativos. Feito isto, pode comer a espiga de milho.
, confre, malva.

AS NINFAS DAMAS VERDES-CELTAS
Esta Deusas Ninfas celtas são consideradas as energias  malévolas das florestas. Todos os Celtas, reverenciam e dão oferenda e oração a esta Deusa, antes de entrar nas florestas, para obter proteção delas.

A DEUSA NINFA DERVONNAE-CELTA
Esta Deusa Ninfa celta, é considerada a Deusa dos carvalhos. Todas os seus rituais, são colocados frutas, água e ervas no pé destas árvores.

A DEUSA DRUANTIA-CELTA
Considerada a Deusa celta da fertilidade, da paixão e da sexualidade. Senhora das Árvores, onde os Celtas criaram o “Calendário das Árvores”, obtendo poder do conhecimento e da criatividade desta arvore.

A DEUSA OLWEN-CELTA
Esta é a Deusa celta da Primavera. A lenda diz que em sua caminhada na terra . iam surgindo flores em sua pegada. Nos rituais deve oferecer flores coloridas e frutas, traz afetividade, alegria e amor.

POR: VLATIMA
CONSULTAS ATRAVÉS DE E-MAIL: vlatimavandragan@hotmail.com
OU MSN
CELULAR: (11) 99695-1227

Nenhum comentário:

Postar um comentário