quinta-feira, 11 de outubro de 2012

AS LENDAS DAS DEUSAS GREGAS



AS LENDAS DAS DEUSAS GREGAS




A DEUSA AFRODITE-GRECIA

Nas  lendas da Deusa do amor, do tempo, do destino amoroso, do nscimento e morte a Deusa Afrodite, ela nasceu das espumas do mar e foi alimentada e protegida pelas orlas e graças, que a tornaram mais bela, conforme crescia até se tornar uma mulher encantadora
Na mitologia grega sempre foi a Deusa  da fecundidade,  acreditavam que era Afrodite que fazia tudo crescer  sobre a Terra,  era a energia  da geração de todas as coisas. Seu poder podia ser sentido no reino humano, animal e vegetal.

Seu poder vinha das chuvas da Primavera, para fecundar o solo e fazer germinar as sementes. Acreditavam que nesse período a deusa Afrodite, descia  ao mundo e, por onde passava, flores germinavam aos seus passos. Ela era responsável pela beleza das plantas e as flores e o vigor da Primavera.
Em Creta, era chamada de “Antheia”( “Deusas das flores”), por ter uma ligação enorme com as plantas mágicas e seu horário era na hora do orvalho da manhã, que faz as flores brilharem com os primeiros raios solares. É Senhora soberana da preservação das espécies e da renovação da vida.

SUAS PLANTAS:
anêmona, benjoim, cocos, margarida, urze, mandrágora, manjericão, manjerona, tanchagem, framboesa, rosas, sândalo, morango e violeta BRANCAS, ROSAS AMARELAS.


A DEUSA AMALTÉIA - GRECIA

É considerada uma Deusa, pois com o leite de uma cabra que alimentou Zeus, o pai dos Deuses gregos, e que  recompensando-a,  enviou-a  aos céus, dando origem a Pa, constelação de Capella (“cabra” em latim). Sendo que um  dos chifres de Amaltéia foi transformado na “Cornucópia”, de onde saiam frutas, moedas e muita abundância.
milho, para boa colheita.


A DEUSA CHLORIS-GREGA

É uma jovem Deusa grega, que simboliza os  brotos e as sementes, namorada de Deus Zéfiro “Senhor do vento do Oeste. Zéfiro. Traz a juventude e beleza, romance, é o desabrochar das flores. DEUS DEMETER - GREGO
O Deus grego dos grãos. Traz a força da natureza, do crescimento e da nutrição. Ele regia as colheitas, os cereais, a vegetação, o renascimento, a agricultura,  a magia e da Mãe Terra. Suas celebrações, eram com  rituais de purificação da terra e de prosperidade e  abundância das colheitas. Em seu festival é feito procissões de mulheres descalças  com guirlandas de flores do campo na cabeça. Nas lendas, Deméter trouxe as primeiras sementes de trigo para a humanidade, ensinando-nos a cultivar a terra e transforma.

A DEUSA  DRÍADES - GRECIA

Um das Deusas gregas, que simboliza uma alma individual, uma força elemental na forma de mulher com o corpo de uma árvore. Esses seres elementais, chamados de Dríades, zelavam por suas moradas  “as árvores”, locais sagrados e preservados,  e castigavam os homens que quebravam ou cortavam a árvore ou seus galhos. Suas vidas sempre foi relacionada com o crescimento e morte da arvore, onde também a Deusa morria os grãos em pão.

A DEUSA HAMANDRÍADES-GRÉCIA
Esta Deusa é as Ninfas dos carvalho na Grécia. Todos os rituais são, para pedidos de benção, proteção, boa colheita e fartura. Celebração feita na Lua Crescente.


A DEUSA HELÍADES-GRÉCIA

Esta é uma das Deusas gregas que simbolizavam as Estações  do Ano e as forças da natureza em seus  movimentos e crescimentos. Eram chamadas de: Thallo, Deusa das Flores; Deusa  Auxo, relacionada ao crescimento;Deusa Karpo dos Frutos Amadurecidos. Eram filhas de Themis e belas. Suas celebrações são relacionadas aos Sabbaths anuais, oferendo frutas e flores, na fase da Lua cheia.


A DEUSA KONO-HAMA-SAKUYA-HIME-grega

A Deusa do Amor e da beleza, sua Arvore Sagrada é a cerejeira e quando esta em flor, ela adora receber oferendas de frutas e flores com incenso de cereja no pé da cerejeira. Traz amor, afetividade, paz, alegria de viver.

A DEUSA KORE- GREGA

Esta é a Deusa grega associada aos campos e à vegetação e após passar os tempos foi colocada como a “Deusa Perséfone” (Deusa do Sub-mundo).  Cujo rituais para esta Deusa é para pedidos de aprendizado nas magias. Qualquer Lua.

A DEUSA LIBERA-GREGA

Esta Deusa é da fertilidade e da vegetação, padroeira da viticultura junto com seu irmão Líber. Também é associada   a Deusa grega Perséfone(Deusa do sub-mundo).
Sempre as mulheres idosas do povoado é que prestavam  serviço a Deusa, celebrando o renascimento da vegetação. Com coroas deitas com a erva de hera na cabeça, elas sentavam-se nas encruzilhadas para vender panquecas recheadas com mel as pessoas. Os romanos compravam as panquecas, comiam um pedaço e ofereciam o resto para deusa, trazer -lhes virilidade. 


A DEUSA PROSEPINA-GREGA

A Deusa grega agrária, guardiã das sementes, esta Deusa acompanha a semente  desde sua germinação até o seu apodrecimento. Também é comparada a comparada a Perséfone. Nos seus rituais faz pedidos para vários sentidos, que não vou cita-loas aqui.

A DEUSA POMOINA-GREGA

Esta é a Deusa grega das frutas maduras, considerada muito entre as mulheres casadas. Nos seus ritos é para pedir amor no casamento e união, felicidade, proteção e saúde.

A DEUSA VÊNUS- GRÉCIA

Esta é a Deusa da beleza da imortalidade, do amor, Uma das Deusas mais conhecidas em todo o mundo. Sua arvore simbólica é o cipreste. Seus rituais são feitos nas Luas Novas, Crescente e Cheia; pedindo muito amor, união, felicidade e casamento, também abre os caminhos. Oferece nos ritos para a Deusa flores de várias cofres, frutas, principalmente a maça, incensos e velas coloridas.


POR: VLATIMA
CONSULTAS POR E-MAIL: vlatimavandragan@hotmail.com
OU PELO MSNS
CELULAR: (11) 99695-1227

Um comentário:

  1. páre de perturbar, Perséfone, Atenas e Afrodite, O aSoguero não vai pedoar vcoes.

    ResponderExcluir