quinta-feira, 11 de outubro de 2012

AS LENDAS DAS DEUSAS DA IRLANDA E RITUAIS



AS LENDAS DAS DEUSAS DA IRLANDA E RITUAIS E OUTRAS DEUSAS



A DEUSA AINE - IRLANDA
A Deusa Aine é uma das “Grandes Deusas da Irlanda”, que se transformou em Fada. A Deusa Aine é uma das Deusasdo amor, traz encorajamento para o amor humano. Sua simbologia é conhecida como “Deusa lunar” e protetora dos  gados. Ela é  quem produz o doce aroma dos prados. Seu nome deriva da raiz Adeh que significa “fogo” e por isso ela pode ser associada à Deusa Brigit.
As funções das duas, são parecidas, porque  Brigit  também governa a agricultura, a fertilidade, a colheita e os animais de uma forma geral.
O SABBATH LITH, o Solstício de Verão, são  celebrados em toda a Irlanda em honra da Deusa Aine. Nessas noites os fazendeiros faziam procissões com inúmeras tochas de palha e andavam em direção a Knock Aine, agitando as tochas sobre o gado e os campos para proteção e fertilidade e purificação da terra, mandando embora todas as energias e espíritos maléficos.

SUAS PLANTAS SÃO:
Acácia Imperial, amor-perfeito, basílico, bardana, cardamomo, margarida, rosas.

A DEUSA KAGUYA-HIME-NO-MIKOTO-DE VÁRIOS PAÍSES
Esta é Deusa da beleza, das fases da  Lua, traz prosperidade e sorte. Sua arvore Sagrada é a canela, usada como chá ou incenso para favorecer os bons sonhos e a boa sorte. Usada muito em rituais de prosperidade e para o amor com As Deusas Vênus e Afrodite, nas fases da Lua Nova, Crescente e Cheia.

A DEUSA KORN MUTTER-EUROPA
A Grande Mãe européia dos grãos. Deusa Mãe do milho na antiga Prússia.  Na  Alemanha era chamada de  as Deusas da agricultura e dos cereais cujo espírito ficava  na última espiga da colheita, para ser usado novamente no próximo plantio. Nos rituais esta espiga era transformada em uma boneca e guardada até a próxima primavera para ser usada em ritual e ser  enterrada na terra arada para favorecer o plantio e a colheita.

A DEUSA KORRAWI
A Deusa  é ligada  às guerras e as  conquistas. Sua simbologia era que antes de entrar nos Bosques e caçar animais selvagens; tinha de fazer um ritual em homenagem para proteção e pedidos para a  Senhora dos Bosques e Rainha das Coisas Selvagens.

A DEUSA KUPALO- ESLAVA
Esta Deusa eslava, se encontra no momento mais quente do verão, também é associada a água, a magia e as ervas, principalmente a bétula. Nos rituais sempre é feito uma esfinge ou boneca de mulher com palha de trigo. Acende uma fogueira e os casais pulam a fogueira com a boneca nas mãos, após tomam banho nos rios ou cachoeiras. No outro dia, a boneca de palha era entregue às águas, para levar todos  os males das pessoas embora. Também pode ser feita de galhos de bétula e vestida com roupas femininas. Rituais feitos na Lua Minguante e Lua Nova.

A DEUSA KUPEIRUP-
Esta Deusa da Abundância, a lenda diz que do seu corpo brotam alimentos variados.  Kupeirup se sacrificou para dar alimento, imortalizando-se  como Deusa da Abundância. A lenda diz que todo o seu corpo, se transformou em comida; tanto que na lenda diz que o miolo dela virou o cará e seu fígado virou o inhame. Nos seus rituais é oferecidos a Deusa doce de leite, batatas, vagens, inhame, cará, doces branco como algodão doce, flores brancas e velas coloridas; traz  abundância, aumenta as colheitas de frutos da terra e prosperidade no trabalho, dinheiro, sucesso material.

A DEUSA LARUNDA-PENÍNSULA ITÁLICA
A Deusa romana LARUNDA é muito cultuada na Península Itálica. É a Deusa mãe dos lares e uma Deusa da terra. Seus rituais e para pedir fartura na agricultura e abundância; simbolismo “Aquela que torna a terra verde”.

A DEUSA LAUKA MATE- LETÔNIA
Esta Deusa da Letônia é ligada aos rituais para os campos e à fertilidade. Esta presente sempre quando “as terras aradas”, pois era considerada a Deusa  das boas colheitas e boas lavouras.
.
A DEUSA MEDEINE-LITUÂNIA
Pouco se diz sobre a lenda desta Deusa da Lituânia, que esta  associada aos bosques. Nos rituais para ela pede-se proteção para ter boa caça e sabedoria para evitar energias maléficas.

A DEUSA NANA-ASSÍRIA
Esta Deusa simboliza a vegetação, mãe de Attis, que casou com sua amado da Deusa Cibele. na lenda diz que  nana (Nina) era uma ninfa que deu a luz a Attis enquanto segurava uma romã. Os antigos dizem que  seu significado é de “rainha”,  Deusa babilônica Isthar ou Inanna, como a padroeira das cidades Ninevah e Lagash. Nos seus ritos oferece a româ e e outras frutas, água e flores; pede fecundidade em tudo e prosperidade.

A DEUSA NETE BEKU- VÁRIOS REINOS
Na lenda diz que a Deusa, sempre viva nos matos para buscar a sabedoria do reino vegetal. Seus rituais são para buscar o poder de cura com as ervas e obter sucesso nas plantações. A Deusa dos vegetais, Nete Bekü também é Senhora da Visão e Criadora, porque  teve que superar uma cegueira para continuar os seus estudos e conseguir ver os caminhos e sua simbologia é uma cabaça e abelhas. Nos seus ritos oferece mel, doces , frutas e chás de ervas para beber.

A DEUSA NISABA-SUMERIA
Esta Deusa sumeriana traz ao aprendizado da  escrita e da sabedoria. Seu símbolo é o estilete da escrita. Nos rituais é invocada para aumentar a sabedoria e ter boa colheita de cereais. Oferece a ela uma bandeja de frutas enfeitada com cereais e flores.

A DEUSA RAUNI-FINLÂNDIA 
Esta Deusa finlandesa rege o trovão é esposa do Deus do relâmpago. Quando a necessidade ela se  materializava nas sorveiras de frutos vermelhos, sendo a arvore consagrada desta Deusa. Nos seus rituais ela rege a relação sexual durante seu período menstrual, oferece a ela flores e frutos vermelhos. Traz amor, fidelidade e união a casais.

A DEUSA RENENUTET-EGÍPCIA
Esta Deusa egípcia é da agricultura e da boa colheita. Seru simbolismo era Rainha dos Pomares. Nos rituais pede-se abundância e prosperidade em tudo, ofecer frutas e flores coloridas.

A DEUSA ROBIGO-ROMANA
É a Deusa romana dos grãos. Sempre invocada para proteger as plantações de milho contra as pragas e ervas invasoras. Traz prosperidade.

A DEUSA RUMINA- REINADOS
Esta Deusa é ligada com a arvore da figueira. Em seus rituais devem ser oferecidos frutos, água e flores com velas verdes. Pede-se proteção e afastamento de inimigos e energia negativa.

A DEUSA SAULE-LETÔNIA 
Esta é uma Deusa solar. simbolizava a virgem do Sol e invocada sempre no verão para abundãncia nas colheitas dos frutos da terra, principalmente a macieira. Protege todo o plantio e traz prosperidade.


Na  lenda diz que a Deusa Saule , sempre era banhada a cada noite, com banho quente feito de uma infusão de folhas de pinheiro e casca de bétula, para iluminar a Terra.

A DEUSA SAULE MEITAS-LETÔNIA
Considerada a Filha do Sol na Letônia, que  tem a responsabilidades e habilidades de semear e cultivar  as rosa até o desabrochar destas.

A DEUSA SAGO-INDONÉSIA
A Deusa Sago é considerada a  mulher das palmeiras. Nos seus rituais nunca pode faltar uma folha de palmeira para pro em cima as oferandas para ela, pedindo abertu

A DEUSA SPES-ROMANAS
A Deusa romana que significa a esperança. Com o passar do tempo sua simbologia se transformou em a Deusa dos jardins. Traz sorte, alegria, jovialidade e força.

A DEUSA TELLUS MATTER-ROMANA
Esta Deusa romana da terra e dos campos de cereais. Sempre invocada em rituais antes dos plantios das lavouras. Traz prosperidade e sortera de caminhos para prosperidade

A DEUSA ZEMYNA- EUROPA
Esta Deusa é ligada a sabedoria dos antepassados. Em seus rituais é oferecidos frutas, flores brancas , velas branca e incenso de madeira. Seus rituais de preferência deve ser feito no pé de um carvalho( O carvalho é a Arvore Sagrada da Deusa Zemyna), mas como é dificil encontrar próximo de você, coloque em uma arvore grande e forte, de raízes profundas que se destacam na terra e aprofundam nela.

A DEUSA ZIZA- EUROPA
Também é uma Deusa europeia dos grãos. Todos os rituais de plantio são oferecidas as essas deusas dos grãos ao começarem o plantio, para terem uma boa colheita. Na celebração da colheita os primeiros frutos ou raízes são oferecidas a Deusas no campo.

A DEUSA ZYTNIAMATKA-PRÚSSIA E ALEMANHA

É a mais consagrada e antiga Deusa “Mãe do milho” na antiga Prússia e na Alemanha; Deusa da agricultura e dos cereais. Seus rituais são como, as das Deusas que ficavam na ultima espiga da colheita. Nos rituais essas espigas sempre foram usadas para fazer bonecas e guardada até a próxima Primavera. Parecido com o Sabbath de Lhammas. Chegando a Primavera essas bonecas são enterradas na terra, onde seria feito o plantio, para trazer boa colheita e abundância.



POR: VLATIMA

CONSULTAS POR E-AMIL: vlatimavandragan@hotmail.com
OU MSN
CELULAR: (11) 99695-1227

Nenhum comentário:

Postar um comentário