segunda-feira, 12 de novembro de 2012

MITOLOGIA DO POVO CELTA DA IRLANDA



MITOLOGIA DO POVO CELTA DA IRLANDA
A MITOLOGIA DE TUATHA DÉ DANAN




As Lenda , contam que, em épocas passadas, existia as cidades do Astral de nomes gorhias, Murhias, Falhias e Fíndhias ,e que,  os chamados “TUATTA DÉ DANAN”, através de uma nuvem mágica, surgiram e desceram   na Irlanda. Vieram em busca de mostrar os  conhecimentos, à sábios que haviam em cada uma dessas cidades. E assim, passaram os ensinamentos de Talismãs, várias ciências, dons mágicos e sabedoria.

Da cidade Astral, Falhias, trouxeram  a pedra do Destino  chamada Lia Fáil ( a Pedra dos Reis), onde os Reis da Irlanda ficavam no seus tronos. A pedra Astral Lia Fáil é um oráculo, onde mostrava quem seria o novo Rei, que usaria a coroa , seria eleito para o Trono, com um Som ensurdecedor.
Da cidade de  Gorhias, um dos Tuatta Dé Danan, trouxe “Lança de Assal”, chamada de “Gáe Assail”. Que qualquer aço ou escudo cortava.

Da cidade Astral  Findhias, trouxeram a  espada mágica de Nuada e de Murias, sendo  o Grande Caldeirão de Dagda; seu encantamento era sempre estar cheio de alimento, tanto para qualquer  exército e para a população, nunca ficava fazia; sempre cheio ainda. Um exemplo disso é a Cornúpia, que quanto mais tira sempre surge, mais ouro ou alimento.
Da cidade Astral de Murhias, os Tuatha Dé Danann, trouxeram os conhecimentos e dons mágicos. E assim para que não houvesse mais guerras entre os povos, se reuniram , com o Rei do local, para que dividi-se a Irlanda, em dois povos. Mas o povo de firbolg da terra chamada Planície das Torres, não aceitarm e entraram em combate com os Tuatha Dé Danan, onde o Rei dos Firbolg, foi morto e os Tuatha dé Danan, ganharam a batalha.

AS LENDAS DAS BATALHAS NA IRLANDA

Desta batalha , surgiu a província de Connaught e os povos de Nuada, elegeram um novo Rei do povo dos Danans, chamado “Bres”. Mas Bres , não contribuiu de maneira honrosa o povo, fazendo com que, poetas, Druidas , magos, fossem levados as masmorras, sendo amaldiçoado por um deles, com os encantamentos, mágicos; que Bres, não temia. E este encantamento, foram repetidos com  orgulho pelo povo da Irlanda, e Bres foi obrigado a abandonar a coroa.

O Nuada do Braço de Prata, este foi o homem que na guerra , perdeu os braços e com a magia de Diancech, fez o braço de Nuada de prata; por isto é conhecida esta lenda como O Nuada do Braço de Prata.

A LENDA DO ANEL DE ERIN

Numa noite, e na sua partida, sua mãe deu-lhe um anel. Elatha disse a Erin que não desse aquele anel a ninguém, mas ao homem em cujo dedo ele caberia. Erin colocou o anel no dedo de Bres, querendo recuperar seu reinado, foi até sua mãe Erin, para buscar a sua linhagem e dela recebeu um anel, onde só ele poderia usar e assim eles foram para o Palácio de Rei Fomoriano.

Chegando lá , encontraram-se com Elatha que reconhecendo o anel, odenou  a Bres, chefe de  um  grande exército e deu-lhe força dizendo para ir a procura de Balor (Olho da maldade, porque, se olhasse com raiva para alguém, essa pessoa morria), para recuperar seu reino na Irlanda. Enquanto isto; os Tuatha Dé Danann continuavam a lutar,contra a tirania de Balor.

A LENDA DE EITHLIN




Balor , por causa de uma profecia , que lhe disseram , que ele morreria pela mãos de um neto, ele aprisionou sua única filha Eithlin, numa imensa torre em Tor Mór, na Ilha de Tory. Onde era vigiada por doze mulheres, que seguiam as ordens de Balor; para que ela  jamais olhasse para  um homem. E assim formou a Lenda  neste local, que Eithlinn, era de uma enorme beleza e sempre continuava jovem.

A LENDA DA VACA MÁGICA





Na ilha da Irlanda, viviam três irmãos  de nomes Kian, Sawan e Goban, que trabalhavam como forjadores de espadas. Sendo que Kian era quem possuía uma vaca mágica, que nunca faltava leite; pois era abundante. Espalhou-se na época, essa notícia e todos queriam esta vaca, principalmente Balor.
Quando Kian ia trabalhar na forja, sempre deixava  Sawan guardando a vaca. Foi num desses dias que Balor, usando de magia se transformou em uum garoto de cabelos vermelhos e disse  a Sawan, que viu o irmão dizer que ficaria com  melhor aço para sua própria arma. Isto deixou  Sawan nervoso e nisto ele correu para dentro da casa, e assim Balor fugiu com a vaca.

Kian frustrado e muito dolorido pela perca, foi até um Druida de nome Biróg, que o mandou ir à Ilha de Tory, vestindo roupas de mulher. Assim Kian  e o Druida fizeram; chegando la , enganaram os guardiãs de Eithin, dizendo que fugiam de seqüestradores, conseguindo abrigo. A Noite o Druida Biróg, jogou o feitiço do sono sobre as guardiãs, deixando livre acesso para que Kian chegasse até a princesa, ganhando o seu amor e a deixando grávida.

As guardiãs , ao descobrir a gravidez, ficaram Temendo a fúria de Balor, esconderam dele e logo Eithlinn deu a luz a seu filho, mas a notícia escapou e chegou aos ouvidos de Balor. Enfurecido, Balor ordenou que  matasse a criança. No caminho um dos homens de Balor, com dó de matar a criança, o deixou  numa baía, envolvido em panos. O Druida Biróg, com suas visões, viu e foi resgatar a criança; levando-a para o seu pai Kian, que lhe deu o nome de Lugh. Esta criança, cresceu junto com o irmão de Kian, o Goban, que ensinou tudo da profissão ao menino.

A MITOLOGIA E LENDA DE LUGH (FILHO DE EITHINN E KIAN)

Lugh trouxe com ele muitos presentes mágicos. Trouxe o barco de Manannán[10], que poderia ler o pensamento de um homem e levá-lo para onde quisesse. Trouxe o Cavalo de Manannán, que podia viajar sobre terra e mar. Trouxe ainda a espada chamada Fragarach, aquela que poderia cortar qualquer armadura. Com estas coisas, Lugh chegou à conferência onde os chefes dos Tuatha Dé Danann deveriam prestar homenagem aos opressores Fomorianos, e os Dananns sentiram como se o Sol da Primavera surgisse na escuridão de inverno, e ao invés de prestarem homenagens, atacaram os Fomorianos, e todos eles foram mortos. Mas alguns escaparão e  retornaram  contando o que aconteceu à Balor. Balor preparou-se para a batalha e instruiu seus guerreiros que vencessem os Dananns.

A LENDA DO ELEMENTOS MÁGICOS DE LUGH

Neste período, Lugh, já crescido, começou sua caminhada, para buscar novos conhecimentos e com ele levou seus utensílios mágicos,”O barco de mananán( lia o destino dos homens), o cavalo de mananán (viajava sobre o mar e a terra) a Espada Fragarach, com poder de cortar qualquer aço; isto  que herdou dos ensinamentos de Biróg(o Druida)e da profissão de seu tio, aprendeu a fazer encantamentos e feitiços.
Todos estavam em guerra, nesta época e seu pai Kian foi morto e enterrado com pedras.

A LENDAS DOS PRÊMIOS DE LUGH

Mas Lugh, sem saber, chegou a Grécia e conheceu na sua caminhada, os filhos de Turen e lhes deu os poderes, para que trouxessem para ele as Três Maças, para plantarem e crescerem no jardim; a pele do porco mágica, para curar feridas e doenças do corpo, de todos do povo da Grécia. Ir até o Rei da Pérsia e pegar a lança mágica. Os 7 suínos do Rei Asal dos Pilares Dourados; que com magia, poderiam ser comidos e no outro dia estavam vivos de novo. Os espeto a ninfa dos mares da ilha de Finchory.
E pediu os três gritos que deveriam ser dados na colina de um furioso guerreiro, Mochaen, ou morreriam. Para se livrarem da pena de morte, os filhos de Turenn  cumpriram quase todas as tarefas. Assim feito Lugh os enfeitiçou e os enviou de volta para a Irlanda.

Reencontrando com Lugh, eles lhe entregaram os prêmios e após, Lugh lembrou os três irmãos das tarefas restantes.
Com efeito da advertência de Lugh, eles foram completar as tarefas, mas enfeitiçados com os encantamentos de Lugh, para as ninfas, usaram uma roupa de água e pegaram o espeto dourado das ninfas. Na colina, para darem os três gritos, tinham que passar pelos guerreiros que a protegia; então entraram em batalha com esses, ficando os três muito feridos. Mesmo caídos gritaram, na colina do silêncio, cumprindo a ultima tarefa. Após voltaram para a Irlanda. E seu pai Turenn suplicou que Lugh usasse a pele mágica para curá-los; Lugh recusou e os três morreram.
Lugh estava pronto e preparada para a Batalha contra os Fomorianos, que voltou a acontecer em Moytura onde uma vez os Tuatha Dé Danann derrotaram os Firbolg.  Todos os homens feridos eram  curados pela pele mágica. Na planície  os estrondos  da batalha, seguia.
A LENDA DA MORTE DE BALOR
Os Fomorianos, chamaram  Balor, com o seu Olho da Maldade, e assim Balor fez com que Nuada e muitos outros Dananns caíram. Mas seus olhos pesados se fechavam com facilidade e nisto Lugh aproximou-se de Balor, e quando  começou  a fechar os olhos e a levantar-se, Lugh jogou  uma enorme pedra no seu olho,com enorme força, que penetrou o cérebro de Balor, matando-o. Cumprindo a profecia do Druida; Balor foi morto pelo seu neto.
Assim na Lenda conta que os Fomorianos foram expulsos da Irlanda para sempre e Lugh foi eleito Rei, após a morte de Nuada.

A LENDA DA HARPA DE DAGDA


Os Fomorianos fugitivos, roubaram a harpa de Dagda. E Dagda pediu ajuda a  Ogma e Lugh, e form atrás dos  Fomorianos; encontrando-os em um  salão de banquete. Usando o encantamento,  Dagda chamou sua harpa cantando, para que viesse ao seu encontro, a harpa voou para as mão de Dagda.
Nisto Dagda começou a tocar os três nobres acordes em sua harpa. Primeiro "O Acorde do Lamento", que fez seus ouvintes chorarem. Segundo o "O Acorde do Riso", que fez com que estes rissem e festejassem. Terceiro "O Acorde do Sonho", que fez todos dormirem. Assim os três Dananns, saíram, deixando os  Fomorianos dormindo.


POR: VLATIMA
E-MAIL: vlatimavandragan@hotmail.com
E-MAIL: wandragan@globomail.com
MSN OU TWITTER
CELULAR: (11) 99695-1227 - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário